Bateroterapia

Atividade que combina exercícios rítmicos, com conotação fisioterapêutica e lúdica, juntamente com exercícios físicos funcionais para aumentar consciência corporal e nível de concentração mental

Introdução

Abrangendo desde músicos e atletas profissionais a empresários, de donas de casa a universitários,de crianças (incluindo as que necessitam de cuidados especiais) a idosos, pessoas e profissionais de diversas áreas que procuram por meios de expandir a habilidade motora, condicionamento físico e cognitivo, bem como movimentos corporais. Gus consegue direcionar o foco da oficina e dos exercícios de acordo com o publico alvo, pois o grau de dificuldade e complexidade e adaptável para qualquer situação.

O workshop pode ser aplicado desde escolas acadêmicas, universidades, escolas de musica, empresas, clubes, times e equipes esportivas e muito mais. Qualquer pessoa consegue se beneficiar com algumas das dicas praticas e técnicas explicadas durante o workshop, tendo sempre como foco o uso da memória muscular para um melhor rendimento, estudos e treinos mais produtivos, melhora de coordenação motora, fortalecimento de grupos musculares, desenvolvimento intelectual e criativo.

Alem dos exercícios específicos, a Bateroterapia também oferece exercícios de execução similar a fisioterapia, atingindo resultados semelhantes com a vantagem de uma aplicação mais musical e descontraída, porem igualmente funcional, agregando muitos benefícios perceptíveis em qualquer idade e nível. Resultados tem sido comprovados com exito cada vez mais, desde músicos e atletas profissionais melhorando foco, concentração, equilíbrio, agilidade física e mental, idosos desenvolvendo impressionante coordenação motora complexa e melhora extraordinária de memoria, crianças aprendendo sobre postura física, mental e desenvolvendo o intelecto de forma divertida e prazerosa, adultos usando dessa atividade para uma melhor qualidade de vida, reduzindo stress, estimulando criatividade e inteligencia, refletindo também em uma melhor postura diante as tarefas diárias, melhora no trabalho e ate mesmo no sono. Todos se beneficiam, independente de qual seja idade, profissão ou nível de condicionamento.

Bateroterapia

BAT-05

Gus desenvolveu um trabalho junto a médicos e universidades Unimed, Unisanta, UCLA (Universidade de Los Angels, California) combinando bateria, fisioterapia, exercícios funcionais físicos, lúdicos e cognitivos para otimização do desenvolvimento de diversos aspectos, sendo hábil de usar essa ferramenta de forma direcionada especificamente para as necessidades particular de cada aluno ou grupo de alunos. Usando um novo conceito chamado ‘cross-thinking’ (pensamento cruzado), que são exercícios que utilizam as partes direita (responsável pela criatividade, ritmo, intuição, etc.) e esquerda (responsável pelo pensamento lógico, analítico, números, etc.) do cérebro, simultaneamente, gerando resultados magníficos, sendo o desenvolvimento motoro coordenado provado um dos principais recursos para a ampliação das faculdades do cérebro diretamente ligadas à criatividade e inteligência.

Também trabalhando exercícios de reflexo, usando o que chamamos de “instinto reflexivo” ou “capacidade de pensamento rápido” (Quick thinking capacity), com exercícios especiais, desenvolvidos para treinar a mente em respostas mais rápidas e precisas para com reflexos instintivos, desenvolvendo também eficientemente habilidade de visão periférica. Devida atenção a postura o que consequentemente faz com que diminuam e até mesmo desapareçam dores musculares por um melhor entendimento de como a postura correta afeta o desempenho e bem-estar em todas as tarefas. Trabalhando também com exercícios de alongamento e respiração rítmica, relaxamento baseado na respiração, aumentando capacidade de concentração, foco unilateral e bilateral.

BAT-18Durante a palestra Gus exemplifica exercícios que podem ser feitos por qualquer pessoa sem nenhum equipamento, habilitando, assim, o estimulo constante do cérebro e progressivamente a resolver complexidades do dia a dia com maior facilidade e clareza. Bateroterapia também é aplicada a idosos e crianças (incluindo as que necessitam de cuidados especiais). Trabalhando o desenvolvimento motoro e uma melhora na cognição, coordenação reflexiva e também os ajuda na vida social.

A aplicação da Bateroterapia à terceira idade garante um importante senso de valorização e gratificação com si próprio por conseguir fazer algo novo, superar limites do corpo, muitos conseguem realizar tarefas de coordenação motora que eram incapazes de fazer antes, também uma melhora notável na capacidade de memorização (devido a exercícios agregados a jogos de memoria, contagem sequencial), assim desenvolvendo uma cadeia de melhoras em diversos aspectos em suas vidas.

Nas oficinas de Bateroterapia, existe uma curta palestra explanatória sobre o uso da memoria muscular, podendo assim otimizar o aprendizado (palestra na integra também disponível)

Alguns exercícios incluem:

BAT-24

• Padrões rítmicos com baquetas utilizando o metrônomo (aparelho para marcação de tempo)
• Exercícios de equilíbrio, coordenação e rítmica feitos com baquetas, baloes de ar, faixas de elástico, bolas terapêuticas, e outros recursos.
• Exercícios rítmicos apoiados somente com um pé no chão, utilizando rotação de braço / pernas.
• Exercícios de complexidade avançada aonde requer ritmo, coordenação, e concentração.
• Utilização de técnicas militares e fisioterapêuticas de desenvolvimento de capacidade de pensamento rápido.
• Exercícios aonde e requerido pensamento analítico e matemático enquanto ao mesmo tempo se executa um padrão rítmico.
• Exercícios físicos e alongamentos feitos em sincronia com o metrônomo, desenvolvendo uma consciência rítmica e fluente para todos os movimentos, criando a habilidade de fazer isso mesmo sem metrônomo.

 

 

Entrevistas com Gus Conde sobre Bateroterapia

Programa Painel Regional // TV Santa Cecília
Programa Urbanidades // TV Unisantos // TV Brasil
Programa Jornal da Tribuna // TV Tribuna
Programa Redação Regional // TV Santa Cecilia
Programa Band Cidade // TV Bandeirantes