H.I.T

Highly Intense Training

Método de ensino desenvolvido por Gus Conde aplicado aos alunos da Fuentech Drum School (em Torrance) e King School Of Drumming (em Redondo Beach), ambas na Califórnia. Desenvolvimento e condicionamento motoro do lado esquerdo do corpo desenvolvidos exclusivamente para bateristas, executando exercícios específicos e tarefas com a mão e o pé esquerdos. Série de treinos executados na bateria, ou nos pads ( instrumento para pratica silenciosa de bateria), o programa tem base na aplicação da memória muscular, e ambidestria ( capacidade de utilizar lados direito e esquerdo do corpo singular ou simultaneamente)

Trabalhando a ambidestria no método, habilita o individuo tocar de uma forma que não pensava antes, dando ferramentas ao cérebro para trabalhar no aspecto criativo de tocar bateria. Com a coordenação dos 4 membros (pés e braços) da forma em que é empregada, o aluno ativa a parte do cérebro responsável pela criatividade e estimula a inteligência, pois o desenvolvimento motoro coordenado é um dos principais recursos para a ampliação de tais faculdades mentais. Além de um método de bateria, o programa funciona como uma “ginástica” para o cérebro.

Um grande diferencial do H.I.T é que não existe iniciante, intermediário ou avançado, devido ao programa ser executado sempre com o uso de um metrônomo, o BPM (batidas por minuto) é que vai ditar qual o grau de dificuldade de cada exercício. Todos os exercícios do programa podem ser executados a qualquer BPM, possibilitando assim desde um iniciante a um baterista profissional se beneficiar com a mesma eficacia da técnica e exercícios empregados no método,

H.I.T. consiste em duas fases de 72 exercícios cada uma, sendo que cada exercício pode ser variado em 10 ou mais modos, possibilitando assim mais de 1.500 combinações diferentes que, aliado à criatividade, este número pode crescer muito mais. O aluno é condicionado a fazer com a mão e o pé esquerdo tudo o que é feito com a mão e o pé direto. Isso ajuda no desenvolvimento da criatividade não só na bateria, mas em diversos outros aspectos, também estimulando a habilidade de trabalhar com as duas mãos e os dois pés de forma independente.

Pense num jogador de futebol durante um treino em campo onde ele corre entre os cones, salta obstáculos, pratica corridas de explosão, exercícios com cordas, etc. Não são coisas que ele usa em jogo, porém, são extremamente necessárias praticar, pois isso melhora o desempenho no jogo. O programa H.I.T. trabalha com o mesmo princípio e vai melhorar tremendamente em vários aspectos da performance e, especialmente, no desenvolvimento de ambos os lados do cérebro.

O programa funciona em ‘rounds’ de minutos, como no boxe, e o aluno faz aproximadamente 10 ou mais minutos em cada rodada de exercícios sem parar,. Conforme os minutos passam outros membros são adicionados. Por exemplo, no primeiro minuto, você usará a mão e o pé direitos para criar um padrão rítmico. No segundo minuto, você adiciona a mão esquerda, no terceiro você adiciona o pé esquerdo, até quando você está dividindo as mãos entre peças diferentes da bateria e trabalhando independentemente com os pés.

No método, também são aplicados exercícios de respiração para relaxamento e sincronização da respiração com a rítmica que o corpo está realizando. Saber como respirar apropriadamente ao tocar bateria pode aumentar bastante nossa resistência e concentração. Complementam o método técnicas de alongamento, exercícios para desenvolvimento de foco e concentração, técnicas de contagem sequencial e aleatória, associação de imagens e números, laços de memória (o que facilita lembrar dados e tarefas, memorização de grandes números, nomes, figuras, fatos.)

O método tem sua eficácia comprovada como rotina de exercício motoro para diversos bateristas profissionais, aumentando abruptamente a velocidade com precisão, e a resistência, principalmente para quem toca músicas que demandam mais resistência e energia na hora de tocar o instrumento. Exercícios são medidos e certificado com o aparelho Drumometer ( aparelho onde as notas são contadas precisamente em um marcador digital )